quarta-feira, 7 de junho de 2017

"O Quarto"

Victor Mainenti Daflon

"Quarto" é um livro escrito, baseado no filme o Quarto de Jack, interpretado por Emma Donoghe-autora irlandesa-que retrata a história do sequestro de Joy pelo" velho Nick". Essa história foi inspirada numa história real da austríaca Elisabeth que foi mantida em cativeiro por anos pelo seu pai e teve 7 filhos com ele. a narrativa é dada por Jack, um menino de 5 anos.

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece, é onde ele nasceu, cresceu e onde vive com sua mãe. Enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha com segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém a sete anos.

Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack, mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está preparada para fazer o plano funcionar.

Joy e Jack conseguem executar o plano de fuga e fogem de seu cativeiro, nesse momento a trama se desenrola de uma forma diferente, a ingenuidade e pureza de Jack são admiráveis e completamente verossímeis ao contexto do livro.O amadurecimento do personagem, à medida que a narrativa vai se desenvolvendo e, obviamente, ficando mais obscura, é assustadoramente bem planejado.

A grande metáfora do livro se dá pelo fato de parecer que Jack é o personagem principal, quando na verdade O Quarto é o grande protagonista da história. Vale salientar que a relação entre Joy e Jack e a visão de Jack sobre o mundo sâo momentos cruciais para construir a trama



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.