quarta-feira, 3 de maio de 2017

Cachambeer: 10 anos marcando presença no Comida de Buteco

Amanda Mesquita

Domingo, 30 de abril, tempo nublado no Rio de Janeiro, penso que um bom programa é ir almoçar num dos bares que estão participando do concurso Comida de Buteco 2017. Não escolho qualquer bar, escolho um que já conheço e confio: Cachambeer.

Foto: Facebook do Cachambeer

Chego cedo para um almoço de domingo, por volta das 13h, mas o bar já está bombando, mesas ocupadas a pleno vapor e tenho que pegar uma fila para esperar mesa. Esse é um dos males de um bar bem conceituado: a fila. E olha que o espaço do Cachambeer não é dos mais diminutos.
Espero uns 20 minutos de bom grado e me sento à mesa do lado de fora do bar.

Peço a opção do cardápio que está concorrendo ao prêmio Comida de Buteco.
O concurso desse ano traz como tema cereais, e a proposta é que cada restaurante ou bar faça uma versão de prato típico da culinária brasileira e que tenha a presença marcante de um cereal. No caso do Cachambeer o prato é uma costelinha de porco acompanhada de canjiquinha e temperado com pimenta biquinho, salpicado de granola e alho frito.

Ganhou meu coração já na apresentação rústica do prato e pelo meu gosto culinário pessoal. Adoro carne de porco e pimenta biquinho.

Foto: Facebook do Cachambeer

A carne solta do osso e estava bem macia e bem temperada, tendo o toque quase adocicado da pimenta biquinho. A canjiquinha harmonizou muito bem com o prato, criando o contraponto de sabores e texturas, suavizando a gordura (talvez em excesso) da costelinha de porco. Já a granola, para mim, não funcionou e foi o ingrediente dispensável do prato. Ainda mais porque a canjiquinha já cumpria o papel de ser o cereal do prato.
Mas, apesar da granola, o prato estava muito saboroso, correspondeu à expectativa de quem já é cliente cativa do bar e é forte concorrente ao prêmio.


Um pouco mais sobre o Comida de Buteco

O Comida de Buteco é um concurso de culinária raiz que em 2017 chega à sua 18ª edição, e acontece até 14 de maio.
Esse ano são cerca de 500 bares em todo Brasil participando do concurso para o qual fazem um prato específico que trabalhe o tema escolhido. O tema desse ano é Cereais.

Foto: Facebook do Cachambeer

Só no Rio de Janeiro são 60 bares espalhados por toda a cidade, abrangendo Zona Sul, subúrbio carioca, Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste.
O público atribui uma nota para cada petisco, e assim é criado um ranking no qual o vencedor é o adquire as notas mais altas.

Em 2017, após a escolha dos 20 vencedores, um de cada cidade, esses restaurantes também serão visitados por um júri extra e em julho será eleito o melhor do Brasil.

Para conhecer melhor o concurso e verificar os demais participantes, acesse comidadibuteco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.