O último domingo, 7 de maio, foi dia de conferir uma das principais atrações musicais permanentes do subúrbio carioca: o Baile Charme de Madureira.
A música dançante, porém mais suavizada, sem o característico "batidão" do funk, tornou-se icônica no bairro e espalhou-se por todo o subúrbio, tendo edições de suas festas também na Zona Sul carioca e, até mesmo, fora das fronteiras da cidade, aportando em Belo Horizonte e Salvador, por exemplo.
Foto: Facebook Baile Viaduto de Madureira
O Baile Charme ganhou notoriedade, primeiramente, por se tornar referência na recuperação de uma área degradada: a parte embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira. Desde 2013, o Baile foi reconhecido pela prefeitura da cidade como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além do Baile Charme do Viaduto, tombado, há também o Baile Charme do Parque Madureira, que ocupa diversos quiosques, dentre eles o Estrela do Parque, que todo final de semana reúne até 200 jovens para fazer seus "passinhos" ao som do Charme.
Foto: Amanda Mesquita
O Parque Madureira por si só virou uma das grandes áreas de lazer do subúrbio desde que foi inaugurado, em 2012. Os quiosques espalhados pelo Parque oferecem diversas atrações musicais típicas da região, como samba, pagode, funk, forró, e o próprio charme.
Foto: Amanda Mesquita
Foto: Facebook Parque Madureira
Especificamente, o charme atrai diversos jovens, pois a dança dos passinhos coordenados em grupo, mobiliza para ensaios e apresentações. Uma população carente de divertimento de qualidade, agora pode esbaldar-se como protagonista de um dos movimentos culturais mais efervescentes da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.