Larissa Albuquerque
Apesar
do baixo crescimento econômico do Brasil, o setor gastronômico está em ampla
expansão. O sucesso do programa líder isolado de audiência nas noites de
terça-feira da Rede Bandeirantes, “Master Chef”, trouxe muita visibilidade para
o segmento. O ator e modelo Rodrigo Hilbert apresentando um programa sobre
culinária também causou grande adesão popular. Apesar de "Tempero de família" ser na TV a cabo, agora
todos querem aprender ou ao menos, se arriscar na cozinha. O impulso das mídias
digitais, principalmente das redes sociais, é um dos responsáveis pelo
significativo crescimento e popularização desse mercado.
Foto: arquivo pessoal. |
O
alto ibope desses programas, fez com que surgissem novas demandas no setor
gastronômico como o programa "Tem criança na cozinha" que aborda
receitas simples feitas por crianças, mostrando que cozinhar também pode ser
muito divertido. A forte influência da mídia acarretou no aumento de alunos no
curso de Gastronomia, é o caso da recém-formada, Luana Lopes, que se encantou
com a profissão e hoje trabalha em um empório italiano no Jardim Guanabara,
bairro nobre da Ilha do Governador. "Desde nova
sempre gostei de estar na cozinha com meu pai, minha mãe e minha avó ajudando e
aprendendo a fazer comida. Quando estava terminado o ensino médio, fui com a
escola conhecer uma faculdade privada e lá conhecemos diversos laboratórios e
um deles era o de gastronomia, fiquei ainda mais apaixonada por aquela cozinha
enorme com diversos equipamentos. Costumo dizer que apesar de sacrificante, a
gastronomia me escolheu desde criança”, afirma.
Nessa perspectiva, cabe observar a febre do Food Truck. Em todo
lugar da cidade existem feiras, eventos, festivais dessa nova tendência.
Empreendedores viram a oportunidade de abrir um restaurante de um jeito
diferente do tradicional, através do contato direto com o público, do baixo
custo e fácil deslocamento, os Food Trucks vieram para desconstruir com aquele
modelo antigo de ponto comercial. Se criou um novo formato de consumo, visando
oferecer opções de alimentação saudável, rápida e ainda como alternativa de
turismo, com o oferecimento de comidas regionais a preços acessíveis.
Ainda
segundo a Chefe Luana Lopes para conseguir estagiar na área foi complicado,
pois muitos estabelecimentos exigiam experiência. “Arranjar estágio só foi
'tranquilo' pois alguns professores e coordenadores tem muitos contatos e
acabam indicando para lugares que buscam jovens sem vícios de outros empregos e
que estejam dispostos a aprender diversas funções e
servir de suporte”, disse.
Foto: arquivo pessoal. |
Diante dessa explosão de consumo através da gastronomia, se pode afirmar que realmente é um mercado em expansão, recheado de possibilidades e surpresas prazerosas. Em síntese, a gastronomia nunca esteve tão em alta.
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