quarta-feira, 10 de maio de 2017

O poder da Gastronomia

Larissa Albuquerque

Apesar do baixo crescimento econômico do Brasil, o setor gastronômico está em ampla expansão. O sucesso do programa líder isolado de audiência nas noites de terça-feira da Rede Bandeirantes, “Master Chef”, trouxe muita visibilidade para o segmento. O ator e modelo Rodrigo Hilbert apresentando um programa sobre culinária também causou grande adesão popular. Apesar de "Tempero de família" ser na TV a cabo, agora todos querem aprender ou ao menos, se arriscar na cozinha. O impulso das mídias digitais, principalmente das redes sociais, é um dos responsáveis pelo significativo crescimento e popularização desse mercado.

Foto: arquivo pessoal.
O alto ibope desses programas, fez com que surgissem novas demandas no setor gastronômico como o programa "Tem criança na cozinha" que aborda receitas simples feitas por crianças, mostrando que cozinhar também pode ser muito divertido. A forte influência da mídia acarretou no aumento de alunos no curso de Gastronomia, é o caso da recém-formada, Luana Lopes, que se encantou com a profissão e hoje trabalha em um empório italiano no Jardim Guanabara, bairro nobre da Ilha do Governador. "Desde nova sempre gostei de estar na cozinha com meu pai, minha mãe e minha avó ajudando e aprendendo a fazer comida. Quando estava terminado o ensino médio, fui com a escola conhecer uma faculdade privada e lá conhecemos diversos laboratórios e um deles era o de gastronomia, fiquei ainda mais apaixonada por aquela cozinha enorme com diversos equipamentos. Costumo dizer que apesar de sacrificante, a gastronomia me escolheu desde criança”, afirma.


Nessa perspectiva, cabe observar a febre do Food Truck. Em todo lugar da cidade existem feiras, eventos, festivais dessa nova tendência. Empreendedores viram a oportunidade de abrir um restaurante de um jeito diferente do tradicional, através do contato direto com o público, do baixo custo e fácil deslocamento, os Food Trucks vieram para desconstruir com aquele modelo antigo de ponto comercial. Se criou um novo formato de consumo, visando oferecer opções de alimentação saudável, rápida e ainda como alternativa de turismo, com o oferecimento de comidas regionais a preços acessíveis.


Ainda segundo a Chefe Luana Lopes para conseguir estagiar na área foi complicado, pois muitos estabelecimentos exigiam experiência. “Arranjar estágio só foi 'tranquilo' pois alguns professores e coordenadores tem muitos contatos e acabam indicando para lugares que buscam jovens sem vícios de outros empregos e que estejam dispostos a aprender diversas funções e servir de suporte”, disse.

Foto: arquivo pessoal.

Diante dessa explosão de consumo através da gastronomia, se pode afirmar que realmente é um mercado em expansão, recheado de possibilidades e surpresas prazerosas. Em síntese, a gastronomia nunca esteve tão em alta.

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