quarta-feira, 31 de maio de 2017

Domingo para todos os gostos no Imperator

Por Nicole Gois

Foto: Nicole Gois

Antes de se tornar Imperator - Centro Cultural João Nogueira, o local coleciona histórias: foi Cine Imperator, entre as décadas 50 e 80, dono da considerada maior sala de cinema da América Latina. Depois, uma casa de espetáculos, palco de grandes nomes como a cantora estadunidense Shirley MacLaine, Tina Turner, Bob Dylan e artistas como Tom Jobim, Tim Maia, Caetano Veloso, Gal Costa e Lulu Santos. Hoje, o centro é cinema e teatro, e ainda promove atividades culturais como exposições e eventos. 

Para alguns, o domingo é dia de ficar em casa e relaxar, mas para o Imperator é uma oportunidade de viver novas experiências. Todo domingo, ele abre suas portas para o público participar de atividades gratuitas e educativas, sem restrição de idade e para todos os gostos. A programação faz parte do projeto recreativo-cultural do espaço. Confira:


Aulão de Tai Chi Chuan (10h30)

Foto: Reprodução
No Terraço da unidade, ocorre a aula de Tai Chi Chuan, uma das artes tradicionais da China antiga que pode ser considerada um tipo de meditação. Os movimentos lentos e contínuos e a respiração profunda propiciam ao praticante um estado de relaxamento e serenidade interior, ao mesmo tempo que trabalham a manutenção do equilíbrio e da harmonia física, mental e emocional. A prática é usada na medicina oriental para o tratamento de doenças como reumatismos, bursites, artrites, artroses e no equilíbrio da pressão arterial.


Troca–troca de livros (10h às 14h)

O projeto Troca-troca de livros permite aos interessados levar livros em bom estado para trocá-los por outros de sua preferência, pertencentes ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade incentiva a disseminação da cultura, ampliando a formação literária de forma sustentável e o conceito de coletividade. 

Foto: Nicole Gois
Para a dona de casa Maria da Glória Castro, a iniciativa é muito importante para a troca de informações. “Quando lemos, não só entramos em um mundo mágico de imaginação, mas também aumentamos nosso conhecimento”, diz ela.

A jovem Camila Bardanca já é presença garantida no Imperator todo domingo. “Desde que começou eu sempre venho. Adoro ler, mas moro em apartamento e não tenho muito espaço. O troca-troca é uma maneira de renovar a minha leitura sem ter que gastar dinheiro”, conta.


Contação de Histórias (11h às 12h)

Foto: Reprodução
Em paralelo, as crianças podem se entreter com o programa Contação de Histórias, em que são desenvolvidas a criatividade e a imaginação, aproximando o universo literário, musical e interpretação de texto junto ao público infantil.

A atração fica por conta da contadora de histórias e especialista em arteterapia, Bianca Barboza. Em sua rede social, ela afirma:

“Nossas crianças e jovens precisam da palavra, dita e escrita, necessária ao seu processo de crescimento enquanto pessoas. Cabe a nós, educadores e contadores de histórias, oferecer-lhes esta dimensão de sonho e aventura, de tradições e sentimentos. A tecnologia, só por si, esfria o coração."



Serviço

Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro / RJ
Tel.: (21) 2597-3897