quarta-feira, 24 de maio de 2017

O mundo é dos nerds!

Por Nicole Gois

Luis Paulo Paes, 27, é um nerd de carteirinha: adora videogames, acompanha todos as produções cinematográficas dos heróis e vilões desse universo, coleciona bonecos de seus personagens favoritos e pelo menos um dos assuntos que conversa numa mesa de bar com os amigos envolve Star Wars.

Não por menos, em 2016, o jovem decidiu largar o emprego que tinha para criar a loja Nerd Side, um e-comerce de produtos nerds e geeks. Ele juntou a vontade de fazer mais do que uma carreira em Administração com o sonho de trabalhar com o que gosta, pois, como bem disse o filósofo chinês Confúcio, "escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida".

Um dos pontos altos da loja é a grande variedade de produtos. Os clientes podem escolher entre camisetas, almofadas, chaveiros, quadros, bolsas, aventais, canecas comuns e mágicas - ao colocar um líquido quente, a estampa aparece gradativamente - e a mais recente novidade: bodies para bebês. Os temas abarcam cinema, como Harry Potter e Star Wars; personagens de quadrinhos, principalmente os da Marvel e DC; videogames e até clássicos da Disney, como a Bela e a Fera e Toy Story. "Antes de lançar algo no site, a Nerd Side procura entender o que o público quer, ou até mesmo enxergar que um determinado produto tem potencial de sucesso. O objetivo é atender o maior número de demanda nerd possível, sem perder a qualidade ou pesar no bolso", diz Luis.

Camiseta Toy Story da Nerd Side. Foto: Nicole Gois


Bolsa I Love Star Wars. Foto: Nicole Gois

Com proposta diferente, as canecas mágicas
são sucesso de vendas. Foto: Loja Nerd Side 

Ele conta que empreender é um misto de preocupação e otimismo, principalmente quando o negócio ainda está se firmando no mercado. "A gente fica se perguntando sobre o que fazer pra melhorar as vendas, engajar o público, tornar a loja atrativa... O mais difícil é encontrar seu espaço no mercado em meio à concorrência. Ainda temos muito pela frente para que a marca seja reconhecida, mas sabemos que estamos no caminho certo. Nós somos um micro-negócio, mas, em menos de um ano de existência, já temos quase 10 mil seguidores no Facebook."

Em abril deste ano, a Nerd Side participou de seu primeiro evento nerd, o Game & Geek Rio Festival,  no Riocentro, onde foi possível uma interação com o público além da tela do computador. "Foi bem bacana ver que muitas pessoas já conheciam a loja. O contato face a face permitiu criarmos uma relação amistosa com nossos clientes, em que priorizamos a atenção e o bom humor, pudemos receber feedback".

Em seu estande, a marca inovou ao disponibilizar um Super Nintendo para os clientes jogarem Mario Bros e reviverem a nostalgia do clássico videogame. "A reação do público não poderia ter sido melhor! Vários pais passavam com seus filhos pequenos e apresentavam a eles o videogame que jogavam na infância. Essa foi uma forma que encontramos de fazê-los lembrar da simples felicidade de ser nerd", comenta.

Estande da Nerd Side no evento Game & Geek Rio Festival. Foto: Nicole Gois
O evento serviu para reforçar os planos de uma loja física da Nerd Side. "Estamos estudando a possibilidade. Desde o início o desejo era esse, mas não tínhamos como arcar com um negócio desse porte. Decidimos por começar virtualmente, fidelizar nosso público, para assim abrir uma loja física", afirma Luis. "Queremos a sede no Méier, onde quase não tem oferta de produtos nerds. Sempre morei no bairro, meus amigos também, e tínhamos que procurar opções na internet ou nos deslocarmos pra longe. Se tudo der certo, a Nerd Side vai fazer a alegria dos nerds da Zona Norte!", completa.

Loja Nerd Side